socorro.gif (603 bytes) Primeiros Socorros Básicos - Parte II

Medidas de Primeiros Socorros apresentadas para as seguintes situações:

  1. Cuidar da respiração;

  2. Estancar qualquer sangramento óbvio;

  3. Cobrir ferimentos;

  4. Resfriar queimaduras;

  5. Manter as fraturas ósseas imobilizadas;

  6. Minimizar os efeitos dos venenos.

Cuidando da respiração

Alguém que não respire morrerá dentro de pouco tempo. Portanto é essencial que a vítima esteja respirando adequadamente e continue assim.

A respiração pode estar em perigo se a vítima estiver inconsciente (inconsciente significa que a vítima não reage a perguntas ou à voz alta. Uma vítima que esteja inconsciente pode ou não respirar. Para descobrir se a vítima está respirando, coloque a palma da mão com os dedos abertos (em direção à cabeça da vítima), no ponto de transição entre o estômago e o peito. Se a vítima estiver respirando, você poderá perceber e sentir que o peito e o estômago se movem para cima e para baixo. Um vítima que (ainda) esteja respirando pode ou não ter uma via respiratória livre. No caso de uma respiração difícil, você ouvirá barulhos de engasgo ou gorgolão, sons que não serão ouvidos se a respiração estiver normal.

Assistência a uma vítima inconsciente que (ainda) está respirando normalmente

Nesse caso, a assistência deve ser a de soltar qualquer peça de roupa que esteja em volta do pescoço e manter as vias respiratórias livres, virando a vítima de lado.

Uma vítima é colocada na posição lateral da seguinte maneira:

  • Ajoelhe ao lado do rosto da vítima;

  • Segure o braço mais próximo da vítima pelo seu cotovelo e pulso e estique o braço de forma que este fique perpendicular ao corpo. Não force essa posição !

  • Segure o outro braço da vítima pelo cotovelo e pelo pulso e passe o seu antebraço por cima do peito da vítima;

  • Dobre a perna da vítima que esteja mais afastada de você e coloque o pé dessa perna atrás do joelho da outra perna;

  • Coloque uma de suas mãos sobre a perna dobrada da vítima e apóie a cabeça da vítima em sua outra mão;

  • Puxe a vítima gentilmente em sua direção,puxando sua perna flexionada;

  • Subseqüentemente, vire a cabeça da vítima para trás com o nariz e a boca virados para o chão

  • Se possível, coloque algo sob a cabeça da vítima, por exemplo, um casaco dobrado


Vítima na posição lateral

Assistência a uma vítima inconsciente que esteja respirando com dificuldade

Nessa situação, você deve virar a cabeça da vítima para um lado. Abra a sua boca, retire qualquer fragmento da boca da vítima com seu

dedo indicador ou médio. Seus dedos, se possível, devem estar cobertos por gaze esterilizada ou por um lenço limpo. Coloque a vítima na posição de recuperação.

Assistência a uma vítima inconsciente que não está respirando ou respira insuficientemente

Se a vítima estiver com a face com uma coloração azul-acinzentado e não estiver respirando, ou estiver respirando muito pouco apenas (seu peito mal se mexe), então deve ser ventilada imediatamente.

Cada segundo conta!

Há dois métodos de ventilação artificial: os métodos de respiração boca a boca e de boca a nariz.

Método boca a boca

  • Posicione a vítima de costas;

  • Ajoelhe sobre os dois joelhos e próximo à sua cabeça;

  • Coloque uma mão sob o pescoço e a outra na testa da vítima;

  • Estenda para trás a cabeça da vítima o máximo possível. isso fará com que a boca da vítima se abra;

  • Use o polegar e o dedo médio da mão que ficou sobre a testa da vitima pare fechar seu nariz. Isso evitará que o ar escape pelo nariz


A posição da cabeça da vítima.

  • Inspire profundamente e coloque sue boca aberta sobre a boca aberta da vítima, certifique-se de que sue boca cubra completamente a boca da vítima;

Soprando o ar na boca da vítima

Deixando a v/tima expirar

  • Sopre o ar dentro da boca da vitima. Verifique se o peito está subindo. Isso mostra se o ar inspirado está indo pare os pulmões da vítima

  • Quando o peito tiver levantado, tire sua boca da boca da vítima e solte o nariz da vítima;

  • Observe se o peito da vítima desce. Se assim o fizer, significa que a vítima está respirando

  • Novamente, respire fundo, certifique-se de não respirar quando a vítima está expirando; coloque sue boca aberta sobre a boca aberta da vítima; sopre o ar na boca da vitima;verifique se o peito está subindo.

O número de insuflações é de cerca de doze por minuto (o que significa contar até três e soprar o ar na boca e contar até três para deixar a vitima expirar). Se for impossível soprar o ar para dentro da vítima dessa maneira, então coloque a cabeça da vítima ainda mais reclinada e tente novamente. Se for impossível então aplique o método boca a nariz.

Método boca a nariz

  • Coloque sua mão, que está sob a cabeça da vítima, sobre o osso de seu queixo. Sua outra mão deve permanecer na testa da vítima pare manter a cabeça para trás.

A posição da cabeça da vítima

  • Empurre o queixo para cima. Isso fechará os lábios da vítima; inale ar fresco;

  • Coloque sue boca aberta envolvendo o nariz da vítima e sopre;

  • Observe se o peito da vítima está subindo;

  • Quando o peito tiver subido, tire sue boca do nariz da vítima e depois abra a boca da vítima;

  • Observe se o peito da vítima abaixa;

  • Inale ar fresco e continue a ventilar.


Soprando ar dentro do nariz da vítima

Quando usar a respiração boca a nariz, deve-se usar o mesmo tempo que se usa no método de respiração boca a boca.

Se o método boca a nariz não for bem sucedido também, abra a boca da vítima e sinta se há algo obstruindo a livre entrada de ar. Se houver, remova o que estiver obstruindo a entrada de ar e sopre ar novamente para dentro da vítima.

No caso de afogamento, a boca da vítima deve sempre ser limpa antes de começar a ventilação.

No caso de crianças, menos ar deve ser soprado para dentro dos seus pulmões. Sopre com menos força: somente o suficiente para fazer seu peito subir, mas sopre com periodicidade um pouco menor por minuto. Com uma criança pequena, você deve por sua boca sobre o nariz e a boca da criança, e soprar o ar com pequenos "puffs".

Continue soprando o ar até a vítima começar a respirar por si só ou até profissionais assumirem o comando ou lhe aconselharem a parar.

Estancando o sangramento externo

O sangramento externo sempre parece pior do que realmente é. Hemorragias realmente sérias, que ameaçam a vida imediatamente, ocorrem com menos freqüência, no caso de acidentes, do que se pensa.

No caso de sangramento externo, observe os seguintes pontos:

  • O sangramento pode ser interrompido ou diminuído fazendo-se pressão sobre ele;

  • Quando ocorrem ferimentos com menos sangramento pode-se esperar a ajuda de um profissional;

  • O ferimento muito sério, onde grandes vasos sangüíneos são danificados e muito sangue pode ser perdido em pouco espaço de tempo, pode ser fatal.

No último caso, requer-se ação imediata. Coloque um curativo de emergência aberto sobre a ferida e aplique pressão direta na ferida com o polegar ou, se necessário, a mão inteira. Se você não tiver nenhum curativo de emergência, faça uma bola com um pano limpo ou lenço e pressione-a contra o ferimento.

Se você não tiver nada em mãos então pressione sua mão diretamente sobre o ferimento. Mantenha a parte machucada do corpo levantada até que alguém treinado para prestar primeiros socorros ou algum profissional possa assumir.

Uma vítima com um sangramento sério não deve ser removida.

Cobrindo ferimentos

Preferencialmente, deixe a vítima que tem um ferimento aberto deitada em uma superfície plana, ou deixe-a pelo menos sentada. Cubra o ferimento com um curativo limpo.

Um curativo de emergência é o ideal. É adaptável a quase todos os tipos de ferimento e de fácil colocação. Deve-se ter alguns curativos de emergência no kit de primeiros socorros. Se você não tiver um kit de emergência, pelo menos certifique-se de ter sempre alguns curativos de emergência com você. Eles vêm em tamanhos diferentes, os quais são indicados na embalagem. Geralmente, você pode usar curativos de emergência n ° 1 (12 x 12 cm ou 12 x 10). Também é útil levar com você um ou dois curativos de emergência n ° 2 (18 x 18 cm).

Um curativo de emergência deve ser colocado como segue

             

  • Remova a embalagem e certifique-se de que o curativo permanece dobrado;

  • Segure o curativo com ambas as mãos, deixando as ataduras amarradas viradas para cima;

  • Coloque o curativo cerca de 3Ocm acima do ferimento e segure uma atadura em cada mão;

  • Afaste uma mão da outra; isso irá abrir o curativo;

  • Coloque o curativo diretamente sobre o ferimento. O curativo não deve ser removido;

  • Pegue uma das pontas da atadura amarrada e enrole-a até ela terminar, cobrindo tanto a pele quanto o curativo;

  • Faça o mesmo com a outra atadura no outro lado do curativo; subseqüentemente, cubra o ferimento com uma atadura em direção ao centro, com uma ponta sobrepondo-se à outra, primeiro uma atadura e depois a outra.

  • Amarre ambas as extremidades da atadura ao lado do ferimento. O nó não deve ficar sobre o ferimento.

Resfriando as queimaduras

Se alguém estiver pegando fogo, as chamas devem ser extintas. Faça com que a vítima deite imediatamente, a fim de que as chamas não possam chegar no rosto dela. Se houver necessidade de ser usado um extintor de incêndio, nunca use-o no rosto da vítima.

Quando o fogo tiver se extinguido, as partes queimadas do corpo devem ser resfriadas, preferivelmente com água potável e fria (da torneira). Esse resfriamento deve continuar por pelo menos cinco a dez minutos. Se a água da torneira não estiver disponível imediatamente, qualquer outro tipo de água, mesmo a água poluída, é melhor do que não usar água. Após o resfriamento, as queimaduras devem ser cobertas sem serem apertadas.

Geralmente se recomenda que compressas metálicas sejam utilizadas para cobrir as queimaduras. Se elas não estiverem disponíveis, o papel alumínio pode ser usado.

Uma vítima com muitas queimaduras pode ser coberta com um lençol limpo ou um cobertor isolante.

Você nunca deve:

  • Remover roupas. Isso poderia danificar a pele;

  • Furar as bolhas;

  • Usar ungüento, vaselina, leite etc. na queimadura. Eles podem causar infecção e tornar o tratamento difícil.

Em geral, as vítimas com grandes queimaduras devem ser deitadas no plano. Somente quando pode-se perceber que as vias respiratórias foram danificadas (por exemplo, no caso de queimaduras faciais e queimaduras da parte superior do corpo), a vítima deve ser colocada na posição semi-reclinada para evitar dificuldades de respiração.

Imobilizando fraturas ósseas

Os sintomas mais importantes de uma fratura são: dor no local da fratura e a incapacidade de usar a parte machucada do corpo.

Vítimas com fraturas não devem ser removidas.

Portanto, sempre que possível, deixe a vítima na posição em que foi encontrada. A vítima somente deve ser removida se estiver em alguma posição que represente perigo.

Se a vítima apresentar sinais de problemas com a respiração, então medidas de auxílio nessa situação devem ser tomadas antes de qualquer coisa. Se necessário, a vítima poderá ser colocada na posição de recuperação.

Se você vir sangue no ferimento ou em volta dele, então um curativo de emergência, aberto, deve ser colocado sobre o ferimento sem apertá-lo. Nesse caso, o curativo não deve ser amarrado. Não mexa a parte ferida do corpo.

Minimizando os efeitos dos venenos

Qualquer pessoa afetada por uma substância venenosa deve sempre ser levada a um médico ou hospital. Se possível, você deve enviar, também, o recipiente, o rótulo e/ou o que sobrou da substância venenosa.

Venenos ingeridos

a) Substâncias cáusticas

Se alguém tiver ingerido uma substância cáustica (por exemplo, sabão para a máquina de lavar louça, desinfetante, amônia), deve beber imediatamente um ou dois copos de água, para diluir o veneno.

b) Substâncias não-cáusticas

Se alguém tiver ingerido uma substância não-cáustica (por exemplo, um produto derivado do petróleo, superdosagem de medicamentos, uma planta venenosa), não tome medidas especiais. O paciente deve ser levado ao hospital.

Veneno na pele

As substâncias cáusticas (ácido hidroclorídrico, lixívia, etc.) sobre a pele geralmente causarão queimaduras. Outros venenos podem penetrar na pele e, assim, entrar no corpo (por exemplo, inseticidas). Se uma vítima tiver algum veneno em sua pele essa área deve ser imediatamente limpa abundantemente com água fria. As roupas contaminadas devem ser retiradas. Mas somente faça isso se você estiver usando luvas de proteção.

Cubra as queimaduras.

Inalação de veneno

Se uma vítima tiver inalado veneno, deve-se dar ar fresco a ela o mais rápido possível. Resgatar essa vítima de um lugar com gases cáusticos (tais como o cloro) ou outros gases venenosos (tais como o monóxido de carbono) deve sempre ser deixado para profissionais (com máscaras de ar). Se a vítima ainda estiver consciente, deixe-a sentar de maneira que fique semi-reclinada.

Se ela estiver inconsciente, mas ainda respirando, a via respiratória deve ser mantida aberta para colocar a vítima na posição lateral.

Continue verificando a respiração da vítima. Se a vítima não respirar, comece a ventilação.

Os sintomas de envenenamento por inalação de gases incluem o seguinte : rápido inicio de rigidez do peito (causado pela formação de muco nos pulmões) e/ou uma cor azulada na vítima devido à falta de oxigênio.

Conclusão

Quando é dada assistência a vítimas de acidentes, o que se segue é importante:

  1. Sempre tenha em mente os cinco pontos básicos citados no item Assistência às Vítimas de Acidente.

  2. Sempre certifique-se de que a vítima pode respirar adequadamente, especialmente no caso de ela estar inconsciente.

  3. Ressuscite a vitima que não está respirando ou está respirando mal

  4. Estanque sangramentos externos.

  5. Cubra os ferimentos de maneira asséptica.

  6. Resfrie as queimaduras imediatamente com água potável e fria (da torneira).

  7. Não remova as vítimas com fraturas.

  8. Certifique-se de que se alguém foi afetado por uma substância venenosa seja transportado pare o hospital tão logo medidas tenham sido tomadas para limitar o efeito do veneno.

Material para Atadura

É importante ter disponível o material adequado pare fazer a atadura. Se você não tiver um kit ou uma caixa de Primeiros Socorros, certifique-se de que tenha à mão alguns curativos de emergência.

Caixas de primeiros socorros para uso particular

Para uma caixa de primeiros socorros ser usada particularmente, ela deve conferir os seguintes itens:

  • 2 curativos de emergência número 1

  • 1 curativo de emergência número 2

  • 2 curativos de emergência para ferimentos

  • 1 pacote de algodão em rama branco de 10 gramas

  • 6 quadrados de gaze esterilizada de 1/16 m2

  • 3 ataduras hidrófilas de 4m de comprimento e 6cm de largura

  • 2 ataduras triangulares

  • 1 rolo de emplastro, com 5m de comprimento e 2,5 cm de largura

  • Vários emplastros pare ferimentos

  • 1 tesoura pare atadura

  • 6 alfinetes de segurança

A esse conteúdo mínimo deve-se adicionar:

  • 2 rolos de algodão natural ou sintético em rama, 2m de comprimento e 10cm de largura

  • 2 ataduras de cambraia, com 4m de comprimento e 8cm de largura

  • 1 vidro de iodo

  • 1 par de pinças

  • 1 lanterna

 

Como você se torna uma pessoa apta a prestar primeiros socorros

Ler este livreto não quer dizer que você esteja apto a ser uma pessoa treinada pare prestar os primeiros socorros.

Você apenas leu algumas diretrizes que são extremamente importantes e que, se aplicadas corretamente, podem, em alguns casos, salvar vidas.

Back

Ruy Macedo
Copyright © 1998. All rights reserved.
Revisada: março 19, 2003

Top